Mãos molhadas, costas pingando ou axilas encharcadas, se você sofre com a sudorese exagerada sabe o quão desconfortável o problema pode ser. 

Conhecido como hiperidrose, afeta grande parte da população e pode dificultar a realização de tarefas do dia a dia e causar constrangimentos. E, para lidar com isso, a melhor saída é estar bem informado. Por isso, se você quer saber como tratar a hiperidrose, leia este artigo até o final.

Acompanhe!

O que é hiperidrose

Suar é normal. Na verdade, é essencial: nós humanos precisamos suar para regular nossa temperatura corporal. Mas a sudorese excessiva ocorre quando os pacientes transpiram muito, mesmo em repouso. Isso porque as glândulas sudoríparas dos pacientes são hiperfuncionantes.

A hiperidrose pode decorrer de diferentes causas, como fatores emocionais, hereditários ou doenças. Diferentes regiões do corpo podem ser acometidas: axilas, palmas das mãos, rosto, cabeça, plantas dos pés e virilha. 

Além do desconforto, pode perturbar todos os aspectos da vida de uma pessoa, desde a escolha da carreira e atividades recreativas até relacionamentos, bem-estar emocional e autoimagem. A boa notícia é que a hiperidrose tem tratamento 🙂 

Tratamento com toxina botulínica

A toxina botulínica tipo A (botox), é uma das substâncias mais versáteis que existem. Além de tratar diferentes tipos de tratamentos terapêuticos, ela também é utilizada em diversos procedimentos estéticos, entre eles o tratamento de hiperidrose. 

O tratamento com toxina botulínica tipo A é efetivo para quem sofre com a hiperidrose e não deseja se submeter a uma cirurgia.

A aplicação é realizada no consultório e não exige internação e o paciente pode retornar às suas atividades normais no mesmo dia.

Os efeitos do tratamento com botox 

O botox bloqueia as terminações nervosas responsáveis pela liberação de substâncias que estimulam o suor.

O tratamento é realizado por meio de pequenas aplicações da substância na região a ser tratada, e leva cerca de 30 minutos. O efeito máximo pode ser observado em duas semanas, e o tratamento é eficaz, interrompendo a sudorese excessiva.

Na maioria dos casos, a duração da aplicação da toxina botulínica varia entre 6 e 12 meses, dependendo do organismo do paciente.

Se interessou, qual especialista você deve procurar? 

Cirurgiões plásticos e dermatologistas são os profissionais mais habilitados para realizar o procedimento. Saiba que no Hospital São Lucas você encontra consultas com estes profissionais a preços populares e pode fazer procedimentos com toxina botulínica pagando menos, através do São Lucas Para Todos. E o paciente fica tão satisfeito com o resultado que sempre retorna para realizar uma nova sessão. Agende a sua consulta. Ou clique neste link e saiba mais.