O Instituto Nacional de Câncer (INCA), trouxe um dado alarmante: até o final de 2025, estima-se que o Brasil registrará mais de 150 mil novos casos de câncer colorretal. A doença ocupa a terceira posição entre os tipos de tumores mais frequentes no país.
O assunto tem sido bastante discutido nas mídias sociais e outros meios de comunicação em massa. Muito disso se atribui aos famosos diagnosticados pela doença, e que se tornaram símbolo da conscientização e prevenção, como as cantoras Preta Gil e Simony.
Esse tipo de câncer pode começar de forma silenciosa, sem causar sintomas que tipicamente acontecem com o crescimento do tumor. Por isso, é importante estar sempre com o check-up em dia, pois, quanto mais cedo é feito o diagnóstico, maiores são as chances de cura.
Principais sintomas
É importante ficar atento às seguintes manifestações do corpo:
- Alteração no hábito intestinal (diarreia ou prisão de ventre persistentes)
- Alteração no formato das fezes
- Sangue ao defecar
- Dores ou desconforto abdominal frequentes
- Sensação de evacuação incompleta
- Perda de peso sem motivo aparente
- Distensão ou massa abdominal
- Perda de apetite
O que fazer ao sentir essas mudanças?
A primeira providência é procurar por um proctologista. O médico irá avaliar os seus sintomas e, caso considere necessário, solicitará uma colonoscopia. Trata-se de um exame que avalia o intestino grosso e parte do intestino delgado.
O procedimento é realizado com um colonoscópio, um tubo flexível com uma câmera e uma luz na ponta. O exame é feito por sedação endovenosa, para que o paciente durma e não sinta desconforto.
A colonoscopia é indicada para:
- Detectar e remover pólipos e lesões planas
- Identificar anomalias que podem evoluir para câncer
- Investigar causas de problemas, como sangramento nas fezes, diarreia crônica, intestino preso e dor abdominal
- Rastrear o câncer colorretal
Tratamento do câncer colorretal
Quanto ao tratamento, ele varia conforme o estágio da doença. Nos casos iniciais, a remoção do tumor por meio de cirurgia pode ser suficiente. Porém, nos estágios mais avançados, é necessário o uso de quimioterapia e radioterapia, que podem ser combinados, dependendo da gravidade, para controlar o crescimento do tumor.
Em casos específicos, principalmente quando o câncer acomete a porção próxima ao canal do ânus, pode ser necessária uma cirurgia de retirada.
Onde fazer a colonoscopia?
O São Lucas Hospital Particular e Convênios se destaca em Belo Horizonte como uma ótima opção para realizar exames de imagem como a colonoscopia. A instituição tem um Centro de Diagnóstico e Tratamento novo e moderno, com a estrutura perfeita para a realização do procedimento. Além disso, a instituição conta com uma equipe multidisciplinar especializada, que trabalha em conjunto para oferecer um cuidado de excelência.
E o melhor: para quem não possui plano de saúde, é possível fazer o parcelamento em até 36 vezes.
Preencha o formulário abaixo e saiba mais informações.