O Hospital São Lucas comemora a virada do ano como a instituição que mais realizou cirurgias robóticas em pacientes com necessidade de substituição total do joelho por próteses, no Brasil. O procedimento, que utiliza o  Robô Rosa Knee®, desenvolvido pela multinacional Zimmer Biomet, torna as intervenções mais precisas e seguras, contribuindo também para a recuperação mais rápida do paciente. O Hospital São Lucas é a primeira instituição a oferecer essa tecnologia no estado e a conquistar a marca de 100 cirurgias robóticas com o auxílio do Rosa no Brasil e marca sua nova fase, investindo, cada vez mais, na inovação e na tecnologia com objetivo de oferecer cirurgias minimamente invasivas.

O sistema, considerado o mais avançado do mundo em procedimentos ortopédicos, traz benefícios significativos tanto para o médico quanto para o paciente, como explica o chefe do Serviço de Ortopedia do Hospital, Juraci de Oliveira.

“O cirurgião consegue ter o desempenho máximo na cirurgia. Por meio de um sistema intuitivo que auxilia na tomada de decisões, ele pode planejar cortes precisos e validar o local exato da prótese, impedindo folgas e garantindo o correto ajuste à anatomia do paciente. Isso contribui para a maior eficácia e segurança do procedimento”, diz.

Com procedimentos mais eficientes e seguros, ele ressalta que quem ganha é o paciente, já que há uma redução das dores e das complicações no pós-operatório, acelerando também a recuperação.

“Quanto mais rápida é a evolução do paciente, mais cedo ele volta às suas atividades normais. Ou seja, o impacto dessa tecnologia vai muito além da mesa de cirurgia, pois influencia desde o planejamento da operação até a total reabilitação do paciente. Aliar a competência do nosso Corpo Clínico à tecnologia de ponta, visando à excelência do cuidado comprovam a nossa escolha assertiva no sentido de nos tornarmos cada vez mais referência em inovação na saúde”, comenta o chefe do Serviço de Ortopedia.  

Sobre o Hospital São Lucas

Com quase um século de história, o Hospital São Lucas é uma das instituições de saúde mais tradicionais de Belo Horizonte, sendo referência na saúde suplementar mineira e atuando com foco na excelência, eficiência e no atendimento humanizado. Somado à tradição, o hospital vem investindo cada vez mais em inovação e na modernização do seu parque tecnológico, o que inclui a incorporação da cirurgia robótica, a reforma de todas as salas de Centro Cirúrgico, entre outras ações.

Cirurgia Robótica ortopédica Hospital São Lucas