A cirurgia bariátrica é uma das opções para o tratamento da obesidade, mas isso não significa que qualquer pessoa acima do peso pode tê-la como aliada no processo de emagrecimento. Quer saber quando é indicada e tudo sobre a intervenção? Então, confira essas e outras curiosidades sobre o procedimento.
Quem pode fazer a cirurgia bariátrica
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a cirurgia bariátrica é para você se:
- Maior de 16 anos;
- Indicado por um endocrinologista ou outro especialista;
- Seu índice de massa corporal (IMC) for acima de 35 Kg/m² (obesidade), e caso tenha complicações como apneia do sono, hipertensão arterial, diabetes, aumento de gorduras no sangue e problemas articulares;
- Seu IMC for superior a 40 Kg/m² (obesidade extrema), que não tenham obtido sucesso na perda de peso após tratamento clínico – incluindo o uso de medicamentos.
É importante lembrar que a cirurgia bariátrica não é para todos que estão gravemente acima do peso. É necessário atender a certas diretrizes médicas para se qualificar para a cirurgia. Desse modo, provavelmente, você terá um amplo processo de triagem até que se tenha o diagnóstico para a cirurgia.
Você também precisa estar disposto a fazer mudanças permanentes para levar um estilo de vida mais saudável.
Pode ser necessário que você participe de planos de acompanhamento a longo prazo que incluem monitorar sua nutrição, estilo de vida e comportamento, e suas condições médicas.
E lembre-se de que a cirurgia bariátrica é cara. Além disso, nem todas as pessoas têm condições de investir em um plano de saúde, ou em clínicas particulares. Por isso, o Hospital São Lucas criou a clínica São Lucas Para Todos, um programa que oferece cirurgias eletivas a preços populares e facilidade no pagamento. Por meio deste link, você terá informações mais detalhadas sobre o São Lucas Para Todos.
Riscos
Como qualquer outra cirurgia, a bariátrica também apresenta riscos. Aqui estão alguns deles que merecem atenção:
- Transferência de um vício (de comer) por outro (álcool ou cigarro, por exemplo);
- Anemia e deficiências nutricionais após a cirurgia;
- Vômito, diarreia e sangue nas fezes;
- Fístulas na região operada;
- Sangramento interno;
- Embolia pulmonar.
Cirurgia bariátrica valores
O preço da cirurgia bariátrica pode variar entre 20.000 a 40.000 reais, sendo que esse valor pode mudar de acordo com o tipo de cirurgia e a região e/ou local onde será feita.
Apesar da cirurgia bariátrica também também ser feita pelo SUS, é um processo demorado e complicado, já que apenas casos graves de obesidade mórbida associada a complicações de saúde costumam ser aprovados.
Além disso, também é necessário provar que outros tratamentos para emagrecer, com acompanhamento médico e do nutricionista, não funcionaram.
Tipos de cirurgia bariátrica
O CFM (Conselho Federal de Medicina) reconhece 04 técnicas para realização da Cirurgia Bariátrica:
Bypass Gástrico
Técnica mais utilizada no Brasil, correspondendo a 75% dos casos, nesse procedimento é feito um grampeamento de parte do estômago, reduzindo o espaço para ingestão de alimentos.
Gastrectomia Vertical ou Sleeve:
Consiste em retirar parte do estômago, sendo, portanto, irreversível.
Derivação Biliopancre:
Esta técnica associa a Gastrectomia Vertical, com o desvio intestinal. Como resultado, reduz a absorção de calorias e nutrientes.
Banda Gástrica Ajustável:
A banda gástrica é colocada através de uma cinta e dificulta a passagem do alimento.
Seja qual for a técnica, um critério permanece, a necessidade de avaliação de um bom profissional. É também de extrema importância, o acompanhamento pré e pós-cirurgia de especialistas confiáveis e em uma instituição bem conceituada.
Portanto, se você precisa ou conhece quem precisa de algum desses procedimentos, pesquise bem e busque referências.
Solicite uma avaliação pré-cirúrgica no São Lucas Para Todos.
Como você se prepara
Seja qual for a técnica da cirurgia bariátrica, você precisa antes passar por alguns procedimentos. Conheça alguns deles.
- Check-up completo de todas as funções do organismo, buscando avaliar possíveis riscos da cirurgia;
- Avaliação e tratamento psicológico de qualquer instabilidade emocional, pois o procedimento costuma gerar ansiedade;
- Além das consultas com psicólogo, há ainda outras necessárias, como o nutricionista e fisioterapeuta — relacionadas ao pré e pós-operatório (dieta, reposição de vitaminas e sais minerais, prática de exercícios físicos, acompanhamento nutricional, acompanhamento psicológico etc).
- Dependendo do estado do paciente, é preciso tratar outros problemas.
Depois da cirurgia bariátrica
A recuperação da cirurgia bariátrica varia de acordo com as características do paciente e até mesmo com a técnica adotada. Em linhas gerais, ela vem se tornando cada vez mais satisfatória e dinâmica, sobretudo para pacientes que seguem as orientações médicas e contam com apoio dos familiares.
Para estar plenamente recuperado, é natural que se passem alguns meses, em que a pessoa tende a perder, usualmente, entre 10% a 40% do peso inicial, sendo essa perda mais intensa nas primeiras semanas. Aliás, o período inicial costuma implicar em mais sintomas, como náuseas, vômitos e diarreia.
Esse quadro pode ser mais intenso após as refeições, o que apenas reforça ser necessário redobrar os cuidados com a alimentação e com o retorno às atividades da vida cotidiana. Exercícios respiratórios podem ser indicados nos primeiros dias de pós-operatório, para melhorar o conforto e prevenir complicações pulmonares.
Alimentação
Após a cirurgia, geralmente não é permitido comer por um ou dois dias para que seu estômago e sistema digestivo possam sarar. Então, seguirá uma dieta específica por algumas semanas.
A dieta começa apenas com líquidos, depois progride para alimentos mais macios como purês e, por fim, para alimentos sólidos. Você pode ter muitas restrições ou limites sobre a quantidade e o que pode comer e beber.
Você também fará exames médicos frequentes para monitorar a saúde nos primeiros meses após a cirurgia. Além disso, pode ser necessário exames laboratoriais, de sangue e vários outros.
A cirurgia bariátrica é certa para você?
Uma equipe de médicos, enfermeiras e outros especialistas o ajudará a determinar se esta é uma opção apropriada para você.
É preciso avaliar os benefícios e riscos, prosseguir com os planos pré e pós-operatórios e assumir um compromisso vitalício com um novo programa de nutrição e exercícios.
Procedimentos estéticos pós-bariátrica
É importante lembrar que, em alguns casos, a cirurgia bariátrica pode deixar excesso de pele, gordura localizada e flacidez, o que pode desanimar muitas mulheres.
Por isso, caso seja necessário, procedimentos estéticos podem ser extremamente importantes para elevar a autoestima. Desse modo, a Clínica São Lucas Para Todos oferece cirurgias plásticas a preços acessíveis, podendo parcelar em até 12 vezes no cartão. Acesse nosso site, ou então ligue nos telefones (31) 3238-8500 e confira você mesmo todos os procedimentos oferecidos!