SERVIÇO EEG

Serviço Vídeo EEG no Hospital São Lucas (HSL)

 

O nosso cérebro é formado por bilhões de neurônios. E cada uma de suas áreas tem uma função específica: garantir os movimentos, a fala, as emoções, os sentidos, entre outras.

Para que haja comunicação entre esses neurônios, eles usam impulsos elétricos e sinais químicos, e essas atividades são organizadas e sincrônicas. Quando esse processo ocorre de forma desordenada, ele dá origem a uma crise epiléptica.

Estima-se que 2% da população brasileira tenha Epilepsia. 30% dos epilépticos precisam passar por cirurgia, pois os casos não se resolvem com medicamentos.

O Hospital São Lucas é pioneiro ao oferecer o exame de Eletroencefalograma (EEG), em Belo Horizonte. Além disso, oferece uma linha completa de cuidados em neurologia, desde o diagnóstico, até tratamentos mais completos, incluindo a cirurgia.

 

Como se faz o diagnóstico da epilepsia? 

 

O vídeo eletroencefalograma (Vídeo-EEG) é o exame que faz o registro concomitante da atividade elétrica cerebral e do comportamento clínico dos indivíduos.

Trata-se de exame empregado no diagnóstico de diversas situações clínicas, tais como a caracterização de eventos paroxísticos, epilépticos ou não, bem como a localização da área cortical cerebral de origem de crises epilépticas, permitindo a avaliação de tratamento cirúrgico das epilepsias.

O exame é realizado como rotina com a utilização de eletrodos colocados sobre o couro cabeludo ou, quando necessário, com eletrodos especiais.

Temos 02 unidades de monitorização vídeo eletroencefalograma contínua, com equipe médica e de enfermagem preparadas para o atendimento pediátrico e adulto.

 

Programa de cirurgia da epilepsia do hospital São Lucas

 

O programa de cirurgia da epilepsia do HSL é uma parte do Centro de referência em cirurgia da Santa Casa de BH, referência e maior serviço de Minas Gerais na abordagem cirúrgica das epilepsias de difícil controle no SUS.

Agora, no hospital São Lucas, estamos oferecendo uma abordagem multidisciplinar às complexas necessidades médicas e sociais de pacientes com convulsões, do diagnóstico ao tratamento clínico e cirúrgico, com a mesma equipe que já é referência neste tratamento na Santa Casa de BH.

O Centro de Referência em Epilepsia Refratária do hospital São Lucas está em condições de oferecer um tratamento individualizado, com abordagem multidisciplinar das epilepsias de difícil controle, tanto em adultos quanto em crianças, atendendo a convênios e pacientes particulares.

Desta forma, buscamos ampliar a oferta de cuidados para esta parcela da população acometida de epilepsia de difícil controle.

 

Clique aqui para saber mais sobre nossos exames!