GESTÃO DE LEITOS

O que somos?

A Gestão de Leitos é o setor que administra a ocupação e a provisão dos leitos (camas) hospitalares, por meio da organização dos processos e da transparência das informações nas áreas assistenciais e de apoio.

Essa administração se estende desde o momento em que o paciente dá entrada no hospital até a alta ou a desocupação.

No Hospital São Lucas, temos duas portas de entrada de pacientes: Pronto Atendimento Adulto e as internações de caráter eletivo, por meio de agendamento.

A gestão de leitos é essencial, pois se trata de uma prática que visa à melhor organização hospitalar, buscando sempre todas as opções na disponibilização de leitos.  

 

Atendimento de qualidade

Temos como objetivo garantir a melhor assistência possível, por meio do atendimento ao leito em tempo hábil, contribuindo para a tranquilidade do paciente e oferecendo todo o suporte necessário para ele e seus familiares ou acompanhantes.

 

Satisfação dos pacientes 

O nosso desejo é que o paciente e seus familiares e acompanhantes tenham uma excelente experiência em nossa instituição, promovendo um ambiente onde eles se sintam verdadeiramente amparados, o que facilita os procedimentos e os tratamentos, durante a internação. 

 

Redução do tempo de espera

Um dos principais objetivos da gestão de leitos é que o tempo de espera para o atendimento seja reduzido.

Avaliamos, diariamente, o nível de demanda e os recursos da instituição e determinamos metas e objetivos para os atendimentos, conforme as prioridades estabelecidas pelo quadro clínico e pelo agendamento dos pacientes eletivos.

Assim, o nosso time recebe informações necessárias para que cada atendimento seja feito dentro de um tempo determinado, não como uma regra, mas como um direcionamento.

Dessa forma, buscamos construir uma dinâmica de atendimento saudável,  atenciosa e, acima de tudo, ágil, permeando todos os setores.

Por fim, uma boa gestão de leitos permite que a instituição realize todo o monitoramento dos pacientes, conquistando os melhores resultados nos tratamentos oferecidos e uma maior produtividade das equipes administrativa e médica.

Informações

UNIDADES DE INTERNAÇÃO

Horário de visita:

Apartamento: 13h às 21h;
Seis pessoas por paciente, sendo duas por vez.
Enfermaria: 16h às 20h;
Seis pessoas por paciente, sendo uma por vez.

Acompanhante:
Apartamento: autorizada somente uma pessoa, por 24 horas;
Enfermaria: autorizado apenas para menores de 18 anos, para maiores de 60 anos e para pacientes com grau de dependência atestado pelo enfermeiro e pelo médico.

 CTI ADULTO

Horário de visita: 11h30 às 12h30, sendo duas pessoas por Box;
Acompanhante: não autorizado.

BLOCO CIRÚRGICO

Acompanhante: autorizado apenas um acompanhante, durante o período da cirurgia;
Pacientes de apartamento: o acompanhante deve ser direcionado para aguardar no quarto;
Pacientes de enfermaria: o acompanhante deve aguardar o boletim cirúrgico, no 2o andar. Após a divulgação do boletim, ele poderá se dirigir à recepção do hospital para se informar sobre o horário de visita.

 
CONTRATAÇÃO DA TV
Acionar o ramal 8474, para a liberação do aparelho, ou comparecer à sala de espera, no 3o andar.

LIBERAÇÃO DO TELEFONE EXTERNO
Procurar a área de Gestão de Leitos para solicitar o desbloqueio.

INTERNAÇÃO

Com foco na integridade e na qualidade, nosso Corpo Clínico e equipe assistencial estão preparados para oferecer um atendimento humanizado, em nossas instalações. As Unidades de Internação são planejadas para proporcionar conforto e segurança aos pacientes e acompanhantes, viabilizando uma assistência de excelência.

As internações podem ser eletivas ou em caráter de urgência e só serão realizadas sob a responsabilidade de um  médico integrante do Corpo Clínico do hospital. 

Nas internações em apartamento, é recomendável a presença do acompanhante, durante 24 horas por dia. Pacientes menores de 18 anos e maiores de 60 anos têm direito a um acompanhante

 

Para facilitar e agilizar a internação, tenha em mãos os seguintes documentos: 

  • Carteira de Identidade e CPF do paciente;
  • Carteira de identificação do convênio do paciente;
  • Carteira de Identidade e CPF do responsável pelo paciente;
  • Quando o paciente for criança, os pais devem apresentar, além de seus próprios documentos (Carteira de Identidade e CPF), a certidão de nascimento ou Carteira de Identidade da criança;
  • Para o paciente eletivo, apresentar a guia do convênio para internação, devidamente autorizada;
  • Para o paciente de urgência, apresentar a guia do convênio para internação do paciente.

Lembre-se, ainda, de trazer seus exames e diagnósticos referentes ao procedimento.

 

O paciente deverá trazer para a internação:  

Higiene pessoal: o paciente ou responsável deve trazer seus próprios produtos de higiene, para uso durante a internação, como escova de dente, sabonete, creme dental, shampoo, condicionador, escova de cabelo e hidratante (sem perfume e sem corante);

Adornos (relógios, alianças, anéis, pulseiras e colares): devem ser retirados e entregues para os familiares ou, se possível, não venha com eles;

Trazer todos os medicamentos de uso contínuo;

Vestuário: roupas confortáveis e fáceis de vestir, como pijamas (de preferência, com abertura na frente), chinelo antiderrapante e/ou outros itens que proporcionem conforto. Não é necessário trazer toalhas de banho e roupas de cama; 

Evite trazer bens de valores para o hospital. Traga somente o necessário;

Fumo: é proibido fumar nas áreas de internação do hospital.

VÍDEO ELETROENCEFALOGRAMA

O Hospital São Lucas é pioneiro na realização do exame de Eletroencefalograma (EEG), em Belo Horizonte. Além disso, oferece uma linha completa de cuidados em Neurologia, desde o diagnóstico, até tratamentos mais completos, incluindo a cirurgia.

Clique aqui para saber mais e agendar o seu exame.
https://hospitalsaolucasbh.com.br/eeg-unidade-de-video-eletroencefalografia/

PRÉ-INTERNAÇÃO CIRURGIAS ELETIVAS

 

O que mais devo saber?

Jejum: é definido de acordo com a idade do paciente e pode variar de duas a oito horas. Esse item será informado previamente, pelo seu médico;

Tricotomia: é a remoção dos pelos no local da cirurgia, procedimento necessário para diminuir o risco de infecção. Deve ser realizada pela equipe de Enfermagem, conforme a prescrição médica, após a internação;

Banho: deve ser realizado em sua residência e no hospital, no dia da cirurgia, utilizando produtos de higiene de sua preferência. Evite o excesso de cremes e óleos na pele;

Higiene pessoal:  o paciente ou responsável deve trazer seus próprios produtos de higiene, para uso durante a internação, como escova de dente, creme dental, shampoo, condicionador, escova de cabelo e hidratante (sem perfume e sem corante);

Unhas: esmaltes devem ser removidos;

Cabelos: caso os lave, é importante secá-los bem, antes da cirurgia;

Adornos (relógios, alianças, anéis, pulseiras e colares): devem ser retirados e entregues para os familiares ou, se possível, não venha com eles;

Prótese dentária: deve ser retirada e entregue à família, antes da cirurgia.

Trazer todos os medicamentos de uso contínuo;

Vestuário: roupas confortáveis e fáceis de vestir, como pijamas (de preferência, com abertura na frente), chinelo antiderrapante e/ou outros itens que proporcionem conforto. Não é necessário trazer toalhas de banho ou de rosto e roupas de cama;

Acompanhantes: enquanto o paciente estiver no setor pré-cirúrgico, será permitido somente um acompanhante; 

Evite trazer bens de valores para o hospital. Traga somente o necessário;

Fumo: é proibido fumar nas áreas de internação do hospital;

Alimentação: não é permitido trazer alimentos para os pacientes. Durante a internação, a nutrição deles é balanceada, para suprir as suas necessidades específicas. 

Guia de Orientações – Pré-Internação

Clique aqui e faça sua pré-internação, agilizando o tempo de castrado no dia da cirurgia!

O Hospital São Lucas oferece orientações de pré-internação para esclarecer dúvidas dos pacientes.

Para que a cirurgia ocorra da melhor forma, alguns cuidados são necessários.

 

No dia do procedimento cirúrgico

1. Chegar ao Hospital São Lucas com duas horas de antecedência. Em casos excepcionais, o médico informará sobre o horário de chegada;

2. Ao chegar ao hospital, dirija-se à recepção do Hospital para retirada de senha de atendimento a Internação para que seja iniciado a sua admissão.
As senhas são entregues conforme o horário agendado da cirurgia.

3. Se o paciente for transportado por ambulância, a entrada deve ser pelo Pronto Socorro. É importante trazer um documento de identificação original, o cartão do convênio e o pedido médico;

4. Eventualmente, o leito destinado ao paciente poderá estar indisponível no horário da chegada. Nesses casos, o hospital encaminhará o paciente e seus acompanhantes à sala de espera do Bloco Cirúrgico, onde aguardarão a liberação do leito. Esse procedimento, comum à maioria das instituições hospitalares, garante o conforto de todos;

5. Após a internação, a equipe de Enfermagem seguirá todos os procedimentos necessários para garantir a tranquilidade e a segurança do paciente.

 

Importante: este guia não substitui as orientações fornecidas pelo médico. Em caso de dúvidas, entre em contato, pelos telefones: 

Agendamento Cirúrgico: 3238-8426 ou 3238-8402 (Funcionamento de segunda-feira a domingo, de 7h às 19h)

Gestão de Leitos: 3238-8569

Hospital São Lucas: Avenida Francisco Sales, 1186 – Santa Efigênia, Belo Horizonte – MG, 30150-221

 

SOLICITAÇÃO DE VAGA EXTERNA DE INTERNAÇÃO

O Hospital São Lucas conta com a seguinte estrutura de leitos de internação:

  • Leitos de Enfermaria e Apartamento Adulto Clínico;
  • Leitos de Enfermaria e Apartamento Adulto Cirúrgico;
  • Centro de Terapia Intensiva Adulto

Para melhor atendermos a sua solicitação de vaga, por gentileza, preencha o formulário abaixo:

    Anexar, aqui, o relatório médico completo:

    Assim que recebermos o seu contato, iremos avaliar a disponibilidade de leito e entraremos em contato.

    Em caso de dúvidas, entre em contato:

    Gestão de Leitos: 3238-8569 / 3238-8411

    E-mail: internacaoss@santacasabh.org.br

    FALE CONOSCO

    Para dúvidas, informações ou solicitações preencha o formulário abaixo que em breve retornaremos.

      Gestão de Leitos: 3238-8569 / 3238-8411

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