Quando foi a última vez que você foi ao ortopedista? Estava sentindo alguma dor lombar, houve alguma torção ou fratura? Bom, é bem provável que você tenha procurado somente em um caso de alguma urgência, não é mesmo? Se sim, atenção!  

Por não ser uma especialidade médica que exija normalmente uma rotina de cuidados e exames, as pessoas procuram o médico ortopedista somente em casos extremos. No entanto, existem alguns alertas que podem ser observados porque sintomas simples protelados podem gerar lesões mais graves que dificultam tratamentos no futuro. 

Relacionamos alguns desses sintomas e as queixas diárias normalmente minimizadas que são na verdade um indício de que você precisa procurar um ortopedista. Se você quer saber quais são elas, leia este artigo até o final! 

Acompanhe!  

Dor nas costas 

Quem nunca se queixou de sentir dor nas costas?

Falamos popularmente do mau jeito para quando essa dor nos acomete esporadicamente, mas se ela persistir, se passar a ser frequente, procure imediatamente um ortopedista. Traumas na coluna podem, inclusive, impedir movimentos. 

Doenças como lombalgia, artrose, hérnia de disco, lordose, escoliose são apenas algumas dentre tantas que podem se manifestar através de dor na coluna.

Dores musculares

Além das dores nas costas, no pescoço, ombros, pernas, joelhos, pés e braços quando se tornam constantes precisam ser investigadas, pois são relativas aos músculos de extrema importância para o movimento do corpo. 

Doenças crônicas

Algumas doenças são crônicas e vão requerer um acompanhamento de um ortopedista com certa frequência. Um exemplo é a tendinite que pode ser desencadeada por repetição de movimentos e requer um tratamento prolongado. 

Sobre doenças crônicas, a genética e o histórico familiar também são bastante relevantes. Se já existem históricos familiares, a observação precisa ser ainda mais criteriosa.

Traumas antigos

Muitas vezes, uma torção, fratura ou queda, podem deixar sequelas e, futuramente, voltarem a ocasionar dores. Se for este o caso, procure logo o ortopedista. Não prolongue o problema.

Consulta com o ortopedista

Um dos motivos que tornam bastante comum protelar a consulta com ortopedista é não ter um plano de saúde.  Se for esse o caso, saiba que existem opções de baixo custo em instituições conceituadas

Consultar com um ortopedista sempre que necessário é um hábito que deve fazer parte de uma rotina saudável e preventiva. Cuide-se!

Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário, que iremos respondê-lo. E lembre-se de que o São Lucas possui um pronto atendimento adulto e pediátrico 24 horas. Para mais informações, ligue (31) 3238-8597.