Mais de R$ 10,8 milhões estão sendo investidos em obras e ampliações dos serviços

Há 101 anos, Belo Horizonte ganhava o que seria o seu primeiro hospital particular. Criado para tratar casos de tuberculose, o São Lucas Hospital Particular e Convênios se consolidou como uma das mais tradicionais instituições de saúde da capital. Mais de um século depois, a instituição se reposiciona no mercado – juntamente com a Santa Casa BH, da qual é o braço da saúde suplementar – e investe mais de R$ 10,8 milhões, aplicados na reforma e na construção de novas áreas.

Para celebrar o aniversário do hospital centenário, a Santa Casa BH promoveu no dia 18 de outubro, uma manhã muito especial na capela do São Lucas Hospital Particular e Convênios, juntamente com o lançamento do livro “São Lucas, o Hospital: 100 anos de assistência à saúde”.

Na ocasião, também foi lembrado o desenvolvimento do “Projeto São Lucas 100 anos”, iniciado em 2022 com o objetivo de promover significativas intervenções no perfil do hospital, tornando-o mais moderno, sustentável, além de reforçar a excelência já reconhecida pelos mineiros, conforme explica a superintendente Assistencial do hospital, Dra Raquel Felisardo. “Mais do que isso, buscamos oferecer saúde de ponta para todos, que é a bandeira da Santa Casa BH e, também do São Lucas”, diz.

Celebração dos 101 anos

Para comemorar este marco na história do São Lucas Hospital Particular e Convênios, foi promovida uma missa em Ação de Graças, no dia 18 de outubro, que também é Dia do Médico. A escolha do nome e da data da inauguração do Hospital não foi por acaso. Além do Dia do Médico, nesta data é comemorado o Dia de São Lucas, patrono destes profissionais.

A programação das comemorações dos 101 anos incluiu uma emocionante missa na capela do hospital, que renovou o compromisso da instituição com a qualidade e a excelência na assistência à saúde, em especial nos procedimentos cirúrgicos.

O destaque da celebração foi o lançamento do livro “São Lucas, o Hospital: 100 anos de assistência à saúde”, escrito pelo renomado jornalista e escritor Manoel Hygino dos Santos. A publicação é um mergulho profundo na trajetória do São Lucas, desde a sua fundação em 1922 até o ano de 2022. O evento contou com a presença de gestores, funcionários e autoridades.

Com relatos inspiradores, o livro é um tributo à dedicação e ao compromisso de toda equipe em oferecer a melhor saúde para quem mais precisa. Para Manoel Hygino, o São Lucas Hospital Particular e Convênios faz jus ao nome que recebeu pela serena condução de sua existência em favor do próximo. “São cem anos que se renovam em silencioso afeto aos que chegam e se vão”, diz.