Quem sofre com os desconfortos causados pelas varizes sabe como é difícil conseguir eliminá-las através de dietas, ou disfarçá-las usando, por exemplo, meias compressivas. Devem saber também, que, muitas das vezes, estes métodos não são eficazes. Quando isso acontece, a cirurgia é a melhor forma de tratamento.

Existem vários tipos de cirurgia para retirar varizes das pernas, para saber quais são elas, leia este artigo até o fim.

Acompanhe!

Como identificar as varizes

Antes de falarmos sobre as formas de tratamento, é preciso saber como identificar as varizes. Normalmente a doença começa bem antes dos sintomas.

É importante que a partir dos 30 anos, principalmente as mulheres, sejam vigilantes em relação ao problema e, ao menor sinal de desconforto, manchas esverdeadas ou azuladas nas pernas procure um médico especialista (angiologista).

Quando diagnosticada em fase inicial, as varizes apresentam um leque maior de opções de tratamento que variam desde técnicas mais conservadoras, até procedimentos mais invasivos.
Relacionamos algumas das opções disponíveis para serem avaliadas entre médico e paciente. Confira!

Escleroterapia com espuma

Uma espuma especial, feita de polidocanol, é injetada diretamente nas veias dilatadas que estão provocando as varizes. Esta espuma fecha a passagem da veia, impedindo que o sangue continue circulando por aquele vaso. Na cirurgia é utilizada uma agulha muito fina e, por isso, o tratamento costuma não deixar cicatriz na pele.
Este procedimento pode ser realizado no consultório médico, sem necessidade de anestesia e dura cerca de 30 minutos. Entretanto, pode ser um pouco dolorido em função da picada da agulha. O número de sessões varia de acordo com a quantidade de vasinhos, sendo recomendado um intervalo mínimo de cinco dias entre cada uma.

Microcirurgia de varizes

Também conhecida como flebectomia ambulatória, a microcirurgia é feita no consultório com anestesia local. Nesta cirurgia, o médico faz pequenos cortes sobre as varizes e remove os vasos que estão provocando as varizes mais superficiais.

Embora se possa voltar para casa no mesmo dia da cirurgia, é recomendado ficar de repouso até 7 dias para permitir que os cortes cicatrizem corretamente.

Remoção da veia de safena

Também conhecida como cirurgia tradicional, esta operação é utilizada no caso de varizes mais profundas ou grandes. Nestes casos, o médico faz um corte na perna e remove toda a veia safena, que não está funcionando corretamente. Assim, o sangue continua circulando por outras veias sem levar ao aumento da pressão por não conseguir passar pela safena.

A diminuição da pressão dentro dos vasos das pernas reduz o volume das varizes e evita a formação de novas, resolvendo problemas com varizes muito grandes, mas também vasinhos. Dependendo da complexidade da cirurgia, o valor pode variar entre os 1000 e 2500 reais.

Cirurgia a laser

Este tipo de procedimento é indicado para tratar vasinhos ou varizes pequenas, e é feita com a luz de um laser aplicada diretamente sobre o vaso da variz. Esta luz provoca calor dentro do vaso, eliminando-o lentamente até que desapareça completamente.

A cirurgia a laser proporciona uma recuperação mais rápida, no entanto pode requerer um tratamento complementar.

Radiofrequência

Este tipo de cirurgia é indicado para vasos maiores. A radiofrequência utiliza calor dentro do vaso para fechar a varizes, onde o médico insere um pequeno cateter no interior da veia e depois, utilizando radiofrequência, aquece a ponta, deixando-a quente o suficiente para fechar o vaso. Podem ser necessárias várias sessões para eliminar completamente o problema, dependendo da quantidade de varizes.

Para resolver o problema basta se submeter ao procedimento uma vez. Sua duração é rápida, em média uma hora, e pede tempo menor de repouso, cerca de dois dias. Isso se deve ao fato desse procedimento não remover a veia, causando um trauma muito menor.

Como é o pós-operatório

Independente do procedimento recomendado, algumas medidas devem ser adotadas posteriormente para maior eficácia do tratamento. Veja quais são:

  • Fazer uso das meias elásticas de compressão diariamente, pois elas comprimem os vasos sanguíneos e facilitam a circulação sanguínea;
  • Praticar atividades físicas porque melhoram a capacidade cardíaca e facilitam que o sangue seja bombeado;
  • Alguns remédios também (se aconselhados pelo médico) reduzem a retenção de líquidos e podem se tornar tratamentos preventivos para evitar episódios de novas varizes no futuro.

É importante observar, entretanto, que nenhum tratamento é definitivo, sendo que as varizes podem voltar a aparecer, especialmente se não existirem cuidados para controlar o peso e melhorar a circulação sanguínea. Por isso, busque manter um estilo de vida saudável, como fazer uma alimentação equilibrada e praticar exercício físico regularmente.

Ficou com alguma dúvida? Deixe aqui embaixo nos comentários!