A cirurgia ortopédica é uma das mais habituais  dos brasileiros, mas ainda assim gera muitas dúvidas na hora da sua realização. Indicada para tratar problemas nos ossos e nas juntas do corpo, ela era conhecida por causar fortes dores e por levar um longo período de recuperação.

Mas hoje, não é mais assim. Você vai conhecer neste artigo as novidades da tecnologia que têm permitido cirurgias ortopédicas menos invasivas, e entender mais sobre quatro problemas graves que ocorrem quando ela não é realizada a tempo. Gostou do tema?

Então fique com a gente!

 

Mas afinal, o que é cirurgia ortopédica?

 

Cirurgia ortopédica

A cirurgia ortopédica é um procedimento que tem o objetivo de corrigir doenças e deformidades dos ossos (fraturas, trincas e fissuras), ligamentos, músculos e articulações (juntas), além de problemas na coluna vertebral e nos braços e pernas em geral.

Geralmente, é uma operação que busca devolver a mobilidade e a qualidade de vida às pessoas que possuem problemas ortopédicos.

Na maioria das vezes, são utilizados pinos e estruturas metálicas em locais de muita movimentação, o que causava preocupação em alguns pacientes. Mas inovações tecnológicas vêm mudando esse cenário.

 

Por dentro da cirurgia robótica ortopédica

 

Cirurgia ortopédica

Popularizada nos últimos anos, a cirurgia robótica ortopédica tem devolvido a qualidade de vida aos pacientes, com operações mais precisas e menos invasivas. Isso porque sua tecnologia permite planejar cortes e validar o local exato de próteses, evitando folgas e garantindo o ajuste correto à anatomia do paciente.

Implementada no Brasil em 2008, a cirurgia robótica é feita por uma plataforma controlada por um médico cirurgião, que movimenta por meio de joysticks braços robóticos, dotados de pinças cirúrgicas e câmeras.

Algumas das principais vantagens desta cirurgia são a redução das taxas de sangramento no intra-operatório, das taxas de infecção no pós-operatório, do tempo de internação, dentre outros indicadores.

 

 


4 motivos para não adiar a cirurgia ortopédica

 

Agora que você já entendeu os benefícios da cirurgia ortopédica e as melhorias que a robótica trouxe para a operação, vamos conhecer os quatro principais motivos para não adiá-la, e garantir o melhor tratamento para seu problema. Vamos lá?

 

  • Quanto mais tempo demora, mais difícil fica o tratamento

Por não ser uma especialidade médica que exija normalmente uma rotina de cuidados e exames, as pessoas costumam procurar o médico ortopedista somente em casos extremos. Com isso, a causa do problema se agrava com o tempo, prejudicando o tratamento e algumas vezes impossibilitando a cirurgia.

 

  • A cirurgia robótica resolveu as dúvidas dos pacientes

Como vimos acima, a cirurgia robótica ortopédica resolveu as principais dúvidas do paciente: as dores da operação, graças aos cortes menores e mais precisos, e o tempo e as complicações do pós-operatório, com implantes personalizados que correspondem aos mais diversos biotipos.

 

  • Já existem hospitais com vasta experiência em cirurgia robótica ortopédica

Em Belo Horizonte, o São Lucas Hospital Particular e Convênio foi pioneiro na cirurgia robótica ortopédica com o Robô Rosa, e em dois anos realizou mais de 300 operações de sucesso, permitindo aos pacientes voltarem às suas atividades normais com mais confiança.

 

  • É possível pagar pouco e com condições especiais

No próprio São Lucas, é possível fazer a cirurgia robótica ortopédica a preços acessíveis e parcelamento em até 36 vezes, na Clínica São Lucas Para Todos. Criada para ampliar o acesso à saúde para quem mais precisa, a clínica é especializada em cirurgias eletivas e conta com toda a qualidade e excelência do São Lucas Hospital Particular e Convênio.

 

Caso você tenha Plano de Saúde, você deve marcar a sua consulta pré-avaliativa no Ambulatórios de Convênios. Este ambulatório é voltado para receber pacientes que já possuem convênios e necessitam de fazer uma cirurgia eletiva.

 

Conheça mais sobre o São Lucas Hospital Particular e Convênios

 

Cirurgia ortopédica São Lucas

Há mais de um século, o São Lucas Hospital Particular e Convênio faz parte da vida de milhares de mineiros, sendo referência em saúde suplementar em Belo Horizonte. Primeiro hospital particular de Belo Horizonte, foi inaugurado para arrecadar recursos para serem investidos na Santa Casa BH.

Localizado no coração da Área Hospitalar, a qualidade do São Lucas é baseada em três grandes entregas:

 

       1. Estrutura moderna e confortável: Centro cirúrgico com oito salas equipadas para realização de procedimentos de grande porte e alta complexidade, 130 leitos, Pronto Atendimento adulto 24 horas, Centro de Tratamento Intensivo entre outros.

 

      2. Corpo clínico renomado: Médicos experientes e conhecidos nas suas áreas de atuação.

 

       3. Atendimento humanizado: É a prática de considerar todas as necessidades físicas e emocionais dos pacientes como parte da sua recuperação e das diretrizes da empresa.

 

Se você sente dores nas costas, incômodo muscular, pontadas na articulação ou outro sintoma de problema ortopédico, não espere um momento crítico e procure agora o Ambulatório de Convênios do São Lucas Hospital Particular e Convênios, ou o atendimento particular do São Lucas Para Todos.

 

Quer saber mais? Acesse a página do Robô Rosa e fique bem informado!

 

Ah, e não deixe de nos seguir nas redes sociais para acompanhar as novidades do São Lucas!