A cirurgia bariátrica é uma opção para diversos pacientes que sofrem com a obesidade e outras doenças. Mas existem vários tipos de bariátrica e com técnicas diferentes.
Conversamos com o Dr. Marcos Reis, cirurgião geral no São Lucas para Todos, para falarmos um pouco sobre a cirurgia bariátrica e os seus tipos. Confira!
O que é a cirurgia bariátrica?
Dr. Marcos: Cirurgia Bariátrica é o nome genérico dos procedimentos cirúrgicos utilizados para o tratamento da obesidade grave, atualmente, a melhor denominação é Cirurgia Bariátrica e Metabólica, pois pacientes portadores de diabete tipo 2 e obesidade grau I (IMC acima de 30 Kg/m2) que não estejam conseguindo obter sucesso com medicamentos para controle da glicemia e das doenças associadas, como a hipertensão e o colesterol alterado, também podem ser operados.
No Brasil, em 2019, foram realizadas 68.530 Cirurgias Bariátricas, o que corresponde a apenas 0,5% dos pacientes que necessitam desta operação.
Para quê ela serve?
Dr. Marcos: A obesidade é uma doença crônica que causa mais de 200 outras doenças, reduzindo a qualidade de vida e levando à mortalidade precoce.
Hoje, mais de 13 milhões de brasileiros são portadores de obesidade e esse número vem crescendo a cada ano. Nas suas formas graves, a partir da obesidade grau II (quando o Índice de Massa Corporal passa de 35 Kg/m2), o único tratamento comprovadamente efetivo para essa doença, com resultados duradouros, é a Cirurgia Bariátrica.
Quais são os principais tipos de cirurgia bariátrica e como eles funcionam?
Dr. Marcos: Atualmente, embora existam 4 tipos de Cirurgias Bariátricas autorizadas pela ANS, 2 técnicas são as mais usadas mundialmente: o Bypass Gástrico e a Gastrectomia Sleeve, ambas realizadas por videolaparoscopia, sem a necessidade de incisões abdominais extensas e com internação de apenas 24h na maioria dos casos.
No Bypass Gástrico é feita uma redução gástrica de aproximadamente 95% do volume, associada a um desvio intestinal (redução da área de absorção).
Na Gastrectomia Sleeve, o estômago é transformado em um tubo que permite a passagem do alimento com um pequeno reservatório para os alimentos, em torno de 100ml.
Nas duas cirurgias o mecanismo de ação se baseia na redução na ingestão de alimentos, na diminuição da absorção de nutrientes, indução de saciedade precoce e alterações hormonais importantes para redução da fome, estímulo da função do pâncreas e outras mudanças sobre o trato gastro-intestinal indutoras do emagrecimento.
Como é feita a escolha do tipo de cirurgia?
Dr. Marcos: Existem indicações para os dois procedimentos cirúrgicos bariátricos e a escolha vai depender da avaliação do paciente.
Pacientes portadores de diabete e doença do refluxo se beneficiam mais do Bypass, já em pacientes jovens, com histórico familiar de doenças gástricas ou com doenças prévias no estômago, temos a preferência pelo Sleeve.
Outros fatores como o sexo, a idade, o histórico alimentar e o desejo do paciente também são importantes na escolha da técnica.
É muito importante ressaltar que as duas técnicas têm resultados semelhantes na perda de peso e que o comprometimento do paciente com as orientações e o acompanhamento com a equipe cirúrgica e multidisciplinar são essenciais para o sucesso.
Esperamos que você tenha entendido sobre os tipos de bariátrica e como eles funcionam. Quer saber como fazer uma cirurgia eletiva sem ter plano de saúde? Acesse aqui!